quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cores

Para começar, estou falando um pouco de tudo que quero tratar no meu blog.... Quero usar essa ferramenta para passar para as pessoas uma maneira de viver com mais harmonia...
Bom... agora vou falar um pouco sobre cores, que são ótimas para curar ambientes que necessitam...


A importância das cores em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.
A cor é um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite.


Preto: Representa água no feng shui. Está associada à tristeza. Esses conceitos servem como parâmetros, na verdade deve se levar em consideração à aplicação. Exemplo: tamanho do objeto, textura, meio de aplicação.


Branco: Segundo o feng shui representa o vazio, que está receptivo a novas idéias e a planejamentos para o futuro. É luz, pureza, limpeza, castidade, transmite uma sensação de paz, tranqüilidade de espírito, bem estar. É a presença de todas as cores.


Cinza: A mistura do branco (cor do guá anterior - criatividade) e do preto (cor do guá posterior - trabalho) obtemos o cinza e representa o início da noite. Pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade. 


Rosa : No feng shui a cor rosa simboliza a qualidade das relações amorosas, acalma e tranqüiliza sem a frieza do azul (cor que tem as mesmas características). Significa beleza, saúde, sensualidade, está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.


Vermelho: Este guá é regido pelo elemento fogo, considerando que a luz clareia a escuridão, essa cor foi associada a valores elevados, reputação e brilho. É quente, vivo, agressivo, sensual, estimula os instintos. Deve ser usado com moderação.


Púrpura: Esta cor só era obtida na antiguidade através de pigmentos caros e muito raros, por isso relaciona-se o roxo ao sentido de riqueza e abundância, segundo o feng shui. Significa espiritualidade e intuição, pode transmitir sensação de tristeza.


Verde: É considerada pelos chineses como a cor para representar o despontar da vida. O verde é calmo, equilibra as emoções. É a cor que menos fadiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul.


Azul: Relacionada ao céu que acalma e relaxa, condições que necessitamos para chegar a uma verdadeira busca interior. É considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia, é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.


Laranja: Possui a luminosidade do amarelo e excitação do vermelho. Representa prosperidade. É uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade.

3 comentários:

  1. Também tenho blog!!!

    http://nelzajaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida! Adoro teu blog e gostaria de saber se tem alguma orientação sobre o uso do marrom, em todas as suas nuances... Beijo

    ResponderExcluir
  3. Depende do uso e em que Guá tu estás usando.... As nuances não tem problema, desde que não tenham azul na sua composição, mas o marrom é terra e pelo ba-guá aciona a família... mas sou consultora na escola do chapéu negro... e aí... somente fazendo um estudo da entrada da energia ch'i do local em questão....
    Terra na maioria das vezes é neutro e a melhor cor para se usar em locais de muito movimento de pessoas...

    ResponderExcluir