quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dicas

Ambiente para ajudar a relaxar


Para diminuir a sensação de euforia, é importante rodear-se daquilo que nós, no feng shui, chamamos de um estado yin. Os espaços yin são um sopro de tranquilidade e paz, e encorajam você a relaxar e sossegar.


Sugestões:
Jogue uma colcha de cor pastel sobre a cama e use fronhas de cor pastel clara. A parede à frente da cama, para qual você olha quando se senta na cama, não deve ser pintada nem recoberta de cores constrastantes. Iluminação fraca também auxilia no relaxamento.
Aromas: Absinto, Alfazema, Amor Perfeito, Balsamo, Balsamo Rosa, Camomila, Cânfora, Coco, Cedro, Erva Doce, Laranja, Rosas, Sândalo.




Que forma de casa representa um obstáculo à mudança pessoal?


A casa em U ou a casa que tem todos os cômodos voltados para um pátio interno, tendem a reforçar o estado atual de coisas, pois sua vista não se volta para fora, mas para dentro.


Sugestões:
Se você tem a mudança como objetivo e mora nesse tipo de casa plante uma bandeira no meio do pátio ou outro objeto que se mova com o vento. Mude a disposição dos móveis, de modo que não fiquem voltados para o pátio. Pessoas que querem mudar e se libertar do passado não devem morar em casas dotadas de pátio interno.




Qual a vegetação que, plantada bem em frente à porta de entrada da casa, faz mal à auto-estima dos moradores?


Qualquer objeto grande que bloqueie a visão e torne difíceis os seus movimentos perto da entrada da casa tem o efeito de minar a sua crença na sua própria capacidade de superar obstáculos.


Sugestões:
Se puder reforme o caminho que leva à porta da casa e faça com que ele não se volte diretamente para árvore. Caso contrário, pendure um bebedouro de passarinho ou uma biruta num dos lados da árvore, a fim de que o seu olhar não se volte para ela, mas para esses objetos. O olhar busca o movimento antes de buscar os objetos que estão parados.




De que modo a posição de uma escada pode ser prejudicial?


Quando a escada é vista logo que se entra em casa e tem degraus vazados.


Sugestões:
No teto, na direção da sala de estar, visível da porta, pendure uma luminária ou um cristal que refrate a luz. Instale na escada lâmpadas mais fracas, que acendem por um sensor de movimento que só ligue quando alguém subir ou descer. Coloque uma passadeira no chão que vá para longe da escada em direção ao saguão ou à sala de estar. Espalhe aroma de baunilha ou outros aromas agradáveis na sala de estar. Procure não depositar nada embaixo da escada.




Qual é a melhor localização das janelas ?


Janelas atrás do lugar onde você se senta tendem a aumentar a probabilidade das pessoas ignorarem as suas opiniões. Quando você se senta de costas para uma janela o que chama à atenção das pessoas é o movimento ou a claridade mostrada pela janela, levando a diminuir a sua presença. Janelas nas costas de uma mesa de trabalho, mesa de estudos, cadeiras ou sofás dão a sensação de desconforto, de falta de proteção.


Sugestões:
Feche as cortinas, desde que com isso a sala não fique na penumbra, ou mude a sua mesa ou cadeiras, se nada disso for possível coloque objetos que se movem ou chamam à atenção em cima da mesa para evitar que as pessoas de distraiam com a janela.




Quais os tipos de luminárias que prejudicam o relaxamento?


As luminárias de teto. Em geral, uma única luz forte situada no teto dá a impressão de luz do dia. Durante o dia, o corpo está ativo, pois é durante as horas de luz que a nossa espécie deve trabalhar para sobreviver. Aliás,- quando cai a noite, são liberados no nosso corpo hormônios que causam o sono. As luminárias de teto que geram uma luz difusa imitam a luz do dia e, na verdade, nos impedem de relaxar.


Sugestões:
Desligue as luminárias de teto e só use abajures com lâmpadas incandescentes. Ou direcione as luminárias de teto para quadros na parede ou para uma porta. No comodo em que você passa a maior parte do seu tempo, ponha uma luminária que projete a luz na forma de um cone.




Quais os aromas que estimulantes?


Os aromas provocam toda uma série de reações emocionais, intelectuais e físicas. Quando você precisa de uma estímulo para mudar hábitos de comportamento que não estão colaborando para fazê-lo feliz, recorra aos aromas associados ao fogo. O feng shui divide todas as coisas em cinco grupos, correspondentes aos cinco elementos: fogo, terra, metal, água e madeira. Cada elemento tem uma personalidade e todas as coisas classificadas sob um determinado elemento adquirem a personalidade dele. O elemento fogo estimula a ação e a reação. Quando está deprimido, você se sente cansado e sem energia o aroma do elemento fogo é o aroma apropriado para ser espalhado pela sua atmosfera.


Sugestões:
Os seguintes aromas são considerados do elemento fogo: Limão, Erva-cidreira, Rosa, Jasmim, Gengibre, Louro, Alecrim e Arruda. Antes de escolher um aroma, vá a uma loja que tenha um grande estoque de óleos essenciais e cheire cada um deles. Cada pessoa tem suas preferências, baseadas nas experiências passadas com os cheiros; e, muitas vezes, um determinado aroma estimula lembranças positivas ou negativas específicas. Escolha o aroma que lhe parecer o melhor. O aroma escolhido deve ser usado em pequenas doses e repetido muitas vezes. No nosso nariz há uma enzima que faz enfraquecer os aromas depois de um curto período; por isso, você precisa sentir esse cheiro várias vezes. A melhor maneira de usar o aroma consiste em aspirá-lo diretamente do frasco ou de uma bolinha de algodão encharcada de óleo essencial. Mantenha o frasco ao seu lado. Se você passa muito tempo escrevendo ou falando ao telefone, por exemplo, dê uma cheirada no aroma toda vez que pegar a caneta ou o telefone. O contato direto com o aroma é o que dá os melhores resultados.




Quais os tons cromáticos bons para aumentar a auto-estima?


Tons luminosos, leves e vibrantes. Talvez você se lembre de quando estava num baile do colegial e esperava que alguém a chamasse para dançar, ou de quando esperava para ver se o seu nome havia sido incluído no time do colégio. O reconhecimento dos outros é um meio seguríssimo de ganhar autoconfiança e se sentir amado. Mesmo que você não seja naturalmente extrovertido, pode conseguir esse efeito. Basta que você se coloque num ambiente, num local ou numa situação que chame a atenção.


Sugestões:
No escritório, ou na sala de jantar de sua casa, pendure por trás da cadeira onde você se senta um poster ou uma peça de tecido de cores luminosas e contrastantes. Se você não estiver em casa, procure: sentar-se em frente a uma parede de cor viva ou sentar-se num móvel estofado com um tecido de cor clara ou luminosa ou sentar-se em frente a uma pintura vibrante.




Qual mudança você pode fazer em casa para combater a depressão?


Luz. Todos sabem que um passeio ao ar livre num dia ensolarado nos transmite uma agradável sensação de bem-estar. Com efeito, a luz é um fator vivificante e contribui poderosamente para elevar os ânimos.


Sugestões:
Faça pequenos passeios ao ar livre durante o dia. Seu objetivo deve ser o de dar, a cada dia, três caminhadas de dez minutos cada uma. Se você não se sente motivado a sair de casa a menos que tenha um "bom" motivo, coloque no seu caminho pequenas plataformas suspensas para alimentar os passarinhos, nas quais você tenha de repor o alpiste regularmente; passeie com seu cachorro ou com o cachorro de um vizinho; ou coloque sua caixa de correspondência num local mais distante de casa. Mude a mesa da cozinha, a escrivaninha ou qualquer poltrona ou cadeira que você use com frequência, para perto de uma janela que dê para o norte ou para o leste. Use uma esfera de cristal multifacetada Swarovski transparente e pendure-a no meio de janelas que reflitam a luz do sol. A esfera Swarovski devido a qualidade de sua lapidação gera um prisma perfeito projetando as cores do Arco-iris para dentro do ambiente revitalizando-o.




Vamos renovar? Descubra como mudar formas habituais de pensamento e adotar formas novas!


Para renovar, você precisa perceber a presença de novas possibilidades à sua frente. Para descobrir essas possibilidades, uma das coisas que você pode fazer é fortalecer a crença de que você é capaz de converter a sua situação atual na situação em que você deseja estar.
A mudança é inerente a todas as coisas. Até mesmo uma rocha, considerada imutável, muda com o tempo. Na natureza, a mudança é sempre acompanhada pelo crescimento. Para promover as mudanças interiores, você deve se rodear das características da mudança. Como toda vegetação cresce para cima e para os lados, a figura retangular é a forma associada à mudança e ao crescimento. As linhas verticais levam vantagem sobre as horizontais, pois é mais frequente, na nossa mente, a associação do crescimento com um progresso vertical do que com um progresso horizontal. Por isso, o uso de linhas e listras verticais e o hábito de cuidar de plantas são meios para introduzir no seu ambiente a energia da mudança.


Sugestões:

  • Adquira algumas plantas de crescimento rápido (três plantas são uma boa pedida), de folhas bem compridas, e coloque-as naqueles lugares da sua casa em que você costuma se sentar para descansar. As plantas não apresetam somente o benefício da cor verde como também suas linhas verticais. Com efeito, as plantas têm um triplo efeito sobre a psique, por meio das cores, das linhas e da luz. Caso você considere insuficientemente iluminado o local onde você se senta para descansar, desloque sua cadeira para mais perto de uma fonte de luz de modo que tanto você quanto a planta possam crescer. O ato de ter plantas em casa e de cuidar delas pode desencadear sentimentos que acabam por sobrepujar a tristeza e o desânimo.
  • Compre um jogo americano de jantar com uma toalhinha, um guardanapo, um copo, um prato e um vaso, todos listrados. Use o jogo todos dias e ponha no vaso listrado algumas folhas das suas plantas. Pode usar também o jogo amaericano em Bambu.
  • Compre alguns tecidos com listras e use-os para revestir almofadas ou simplesmente cobrir o sofá e as poltronas.



Por que as portas de frente uma para a outra, ou ligeiramente deslocadas uma em relação à outra são prejudiciais?


Porque geram uma sensação de instabilidade, a energia entra por uma porta e sai rapidamente pela outra, não consegue fluir positivamente pelo ambiente. A pessoa tende a se sentir menos estável e, por isso, menos segura e menos confiante. Para sustentar uma identidade segura, precisamos viver num ambiente físico fixo, que não tenha perturbações. Os desequilíbrios sutis perturbam a nossa sensação de estabilidade e nos deixam inseguros.


Sugestões:
Pendure uma esfera de cristal multifacetada Swarovski no teto entre as portas;
Se as portas forem ligeiramente deslocadas coloque além da esfera um quadro ou objeto que chame atenção ao lado das portas. Para que isso ocorra o objeto colocado ou planta (se o espaço do corredor permitir) deve ser algo que a pessoa goste! Ex. a pessoa gosta de praia, pode ser colocado um quadro ou gravura ou outros objetos ligados a este tema. O Mar, a cor azul tem efeito altamente relaxante. Caso a pessoa em questão esteja deprimida use quadro ou objetos que ela tenha sintonia com predominância de cores quentes como: amarelo, laranja, verde.