terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco sobre Feng Shui

Estar com os ambientes que freqüentamos harmonizados é fundamental para termos a sensação de bem estar e aconchego. Para tentar fazer com que a vida das pessoas passem a fluir melhor nos locais onde vivem, trabalham ou descansam existem várias maneiras, uma muito utilizada é a filosofia Feng ShuiA técnica surgiu na China há cerca de 5 000 anos. Denominado Feng Shui, a proposta é localizar e equilibrar as energias, evitando ou eliminando possíveis focos de desarmonia na casa e na vida dos moradores. 


O Feng Shui tem por base os princípios de yin e yang, que juntos vão gerar a energia vital, chamada ch'i:  energia presente em todos os seres vivos. É uma energia que circula livremente alimentando os ambientes e os seres deste fluxo de energia vital. Sem o fluxo de Chi não existiria vida no planeta. Mas nem sempre esse fluxo está bem direcionado ou utilizado, podendo provocar sérios problemas e até abalar ou agravar um problema de saúde já existente.


Proporcionar o equilíbrio dessa energia no ambiente é o grande objetivo. O Feng Shui, então, orienta e harmoniza o fluxo do ch'i que circula pela casa, levando em consideração que as cores, formas e disposição dos objetos na decoração possuem uma importância crucial para que esta energia vital possa circular adequadamente, proporcionando saúde, prosperidade, equilíbrio e bem-estar.


A técnica chinesa de harmonização define que alguns objetos podem ser dispostos de forma estratégica para mudar a energia de cada canto da casa, ressaltando algumas influências, anulando outras e contribuindo para o equilíbrio geral. Esta prática são chamadas curas do Feng Shui. A técnica utiliza um instrumental, denominado ba-guá (a figura de oito lados, ou guás, que relaciona os ambientes às áreas de interesse da vida) para dispor quadros, cores, flores, móveis, enfeites, etc.


BA-GUÁ




Para aplicar o ba-guá é importante que se tenha uma planta de sua casa. A partir daí ,centralize a figura e estabeleça cada um dos cantos específicos alinhando o lado referente ao trabalho com a parede da porta de entrada principal, ou direcionando para onde entra a energia ch'i, no caso de apartamentos ou casas com acesso da porta principal bloqueados é melhor ter cuidado... a energia vital entra por onde tem melhor acesso à rua. Móveis, plantas e cores podem auxiliar ou prejudicar o desenvolvimento de cada área da vida dependendo do posicionamento de cada item no ba-guá.

Feng Shui é uma técnica que requer conhecimento para ser aplicada, uma vez que envolve inúmeros conceitos e detalhes. Como qualquer técnica, é preciso aprender.... Sugiro que antes de ser aplicada ler livros sobre o assunto, pesquisar na internet ou buscar cursos...
Estarei postando informações diariamente, e pretendo esclarecer dúvidas e ajudar no que for possível...











Nenhum comentário:

Postar um comentário